Missionários da Comunidade Canção Nova visitam Mariápolis Ginetta
Mariápolis Ginetta
Publicado em 19/06/2022

Buscando refazer os passos do fundador, Monsehor Jonas Abib, missionários da Comunidade Canção Nova, conheceram a espiritualidade e espaços que influenciaram no carisma que seguem

 

Ronnaldh Oliveira
Da redação 

 

A Solenidade de Corpus Christi abriu um momento grande de convivência e de apendizado aos três missionários da Comunidade Canção Nova que passaram três dias na Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP), entendendo o carisma proposto por Chiara Lubich e visitando espaços que compõe uma das três mariápolis permanentes no país. 

"Padre Jonas Abib sempre falou dos encontros da Mariápolis que participava. O quanto influenciou no noso carisma Canção Nova. Vir aqui é voltar também às fontes do nosso carisma", afirma Núbia Tatielli, missionária e apresentadora do Programa Repórter Canção Nova, na TV da Comunidade. 

Encontro com os sacerdotes 

A convivência começou junto dos sacerdotes que receberam os missionários com o almoço e apesentação das instalações do Centro Sacedotal e Centro dos Religiosos e Consagrados (Centro Foco). 

Aproveitaram o momento para partilhar de visitas de Chiara Lubich à Mariápolis Ginetta e introduzí-los ao Carisma da Unidade. Em um encontro rápido, Ronaldo Marques, focolarino responsável da Mariápolis, junto do focolarino casado Paulo Constâncio também os acolheram com um breve diálogo. 

A participação Litúrgica 

"A celebração da procissão, como a simplicidade da comunidade, das músicas me fizeram revisitar meu chamado vocacional. Enfeitamos as vezes tantas coisas e esquecemos que o nosso Rei é simples e só nos quer amar. A Comunidade litúrgica me impactou, disse Nathália Freitas, missionária da comunidade, jornalista do Sistema de Comunicações da Entidade. 

Após a Santa Missa, o focolarino Fabiano Segato apresentou a Igreja de Jesus Eucaristia e toda a espiritualdiade que a envolve. Os consagrados rezaram e ao final refizeram a consagração a Maria Santíssima. 

A Convivência 

Já na Sexta-feira a noite, 17, no Focolare Masculino, ocorreu um singelo jantar de convivência entre os consagrados. na ocasião, Saad Zogheib Sobrinho, focolarino, presenteou os três missionários com seu novo livro "O Grão de Areia e o Céu Estrelado - Lições que aprendi com Chiara Lubich". 

Durante o jantar, de maneira informal, os focolarinos residentes aproveitaram para partilhar acerca do Carisma e da própria fundadora, esclarecendo dúvidas e curiosidade dos presentes. 

"A vida disse muito naquela noite, mais do que qualquer estrutura. Alí eu vi o Evangelho vivido. Chiara nos propoe ainda hoje que um mundo novo não é utopia, mas é possível", acredita Núbia. 

Visita ao Centro Mariápolis

Já na manhã de sábado, os missionários visitaram o Centro Mariápolis. Maria Teresa Van Dick, focolarina responsável pelo Centro, apresentou os espaços que foram todos registrados por fotos e enviados já naquele momento ao Monsenhor Jonas Abib que viu aqueles espaços serem constrúidos.

A Focolarina Fabiana, acompanhou toda a visita, onde além de apresentar curiosidades do carisma e do próprio Centro, disse dos serviços de comunicação utilizados pelo Movimento. Os formatos dos encontros, os itinerários percorridos e a tecnologia utilizada. 

Na ocasião, foi apresentado ao missionário Danilson Freitas a focolarina Goretti que partilhou dos trabalhos de Sophia - os desafios e avanços - de sua implementação no Brasil. 

"Eu acredito muito em uma possível parceria entre Sophia, Movimento dos Focolares e Faculdade Canção Nova - Seja pelos cursos de comunicação que podem contribuir na capacitação de novos agentes comunicadores da unidade, como também diálogos extensionistas com a temática de Economia de Comunhão e outros assuntos da espiritualidade proposta por Chiara Lubich.

Confira algumas fotos das convivências:

Comentários