O encontro anual será realizado de 6 a 9 de janeiro na Mariápolis Ginetta, reunindo bispos, religiosos, sacerdotes, seminaristas e leigos engajados em pastorais para refletir sobre "Igreja Sinodal: protagonismos e esperança
Ronnaldh Oliveira via Rádio Fontes
As diversas expressões do Movimento dos Focolares no Brasil se reuniram na última segunda-feira, 9 de setembro, em uma videoconferência, para discutir e planejar o tradicional Congresso de Pastoral que acontece anualmente na Mariápolis Ginetta, em janeiro. O tema escolhido para a edição de 2025 é "Igreja Sinodal: protagonismos e esperança", que guiará as reflexões e atividades ao longo do evento, marcado para os dias 6 a 9 de janeiro.
A reunião contou com a participação de sacerdotes, religiosos, religiosas, consagrados, consagardas e leigos envolvidos no movimento, incluindo membros do Movimento Carismas pela Unidade e GenRe’s. O compromisso com a sinodalidade, assumido pelo magistério petrino do Papa Francisco esteve no centro das discussões, reforçando a importância desse caminho como itinerário seguro para a Igreja, em consonância com a herança espiritual herdada de Chiara Lubich.
O evento tem como público-alvo bispos, sacerdotes, religiosos, consagrados, seminaristas e agentes de pastoral, que são convidados a participar deste momento de comunhão e reflexão profunda sobre os desafios e esperanças da Igreja. A Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista/SP, será o cenário deste encontro, que promete renovar o compromisso com a unidade e a missão da Igreja.
As incrições serão abertas logo mais, por meio do site do Centro Mariápolis. Clique aqui para acessar o site
O Movimento do "Para que todos sejam um"
O Movimento dos Focolares e o carisma herdado de Chiara Lubich refletem diretamente na vivência da sinodalidade, um chamado constante à comunhão e ao protagonismo de todos na construção de uma Igreja mais inclusiva e esperançosa.