No programa "Em Diálogo" promovido pela Rádio Fontes, especialistas debruçaram-se sobre a temática da prevenção e 'pósvenção' ao suícidio e mais de 3000 pessoas acompanharam simultaneamente o enredo
Da Redação
Estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que uma a cada cem mortes no mundo ocorrem por suicídio. Os dados foram divulgados em 2021 e são referentes a 2019. Anualmente, mais pessoas morrem por tirarem a própria vida do que em decorrência da malária, HIV (sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, causador da Aids) ou câncer de mama.
Diante de tal realidade, em comunhão com os valores da Obra de Maria no Brasil a Rádio Fontes promoveu em mais uma edição do programa "Em Diálogo", em parceria com o grupo d eExtensão Universtária de Combate ao Suícidio da Universidade de Taubaté (UNITAU), Raro Comunicações e Instituto Dialogare, a temática ao vivo "Prevenção e Pósvenção ao suícidio: Da acolhida ao cuidado". Na ocasião os presentes pdueram partilha sobre os desafios e possibilidades da temática frente à realidade.
Um médico psiquiara, logoterapeuta, uma psicóloga especialista em acompanhamento de juvemtudes e uma voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV), foram mediados pelo jovem Davi Dias, locutor da Emissora.
Com 1h30 de produção, mais de 3000 ouvintes puderam acompnhar de forma simultânea por meio do portal da Rádio, assim como pelos aplicativos IOS e ANDROID. A programação foi também transmitida pelo Youtube da Raro Comunicações.
A Campanha Setembro Amarelo
A campanha do Setembro Amarelo teve origem em 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV) e do Conselho Federal de Medicina (CFM) em conjunto com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Juntas, elas se mobilizaram a fim de conscientizar a sociedade sobre a gravidade desse problema, dando origem ao Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, comemorado no dia 10 do mês.
De acordo com dados da OMS, a cada 40 segundos, uma pessoa tira a sua própria vida em algum lugar do mundo, contabilizando mais de 800 mil mortes em razão de suicídio durante todo o ano. Ainda segundo a OMS, quase 100% desses casos estão associados a algum transtorno, doença ou sofrimento mental.
Você pode conferir o programa na Integra a partir do Youtube