Com o mesmo lema escolhido por Chiara Lubich, "Que todos sejam um", o neo-sacerdote focolarino atuará inicialmente na Diocese de Óbidos no Pará, na evangelização e na área da saúde
Ronnaldh Oliveira,
Da redação
No ultimo sabado, 06, na Mariápolis Ginetta em Vargem Grande Paulista, foi ordenado presbítero, o focolarino Edson Galego, brasileiro, do interior do Paraná, mas reside em Óbidos no Pará.
Ordenado por Dom Bernardo Johannes, da Diocese de Óbidus, assumiu como lema sacerdotal "Que todos sejam um", também escolhido pela fundadora da Obra de Maria, Chiara Lubich.
A celebração que durou pouco mais de duas horas e meia, contou com a partipação de focolarinos, leigos e membros do Movimento. Familiares de Galego estiveram presentes. Por ocasião de impossibilidades de viagem, seu pai partiicipou da transmissão por vias remotas.
Os responsaveis nacionais do Movimento dos Focolares, a Sra. Márvia Vieira e o padre Aurélio Martins, que na ocasião, concelebrou, demonstraram toda a unidade do Movimento para os presentes.
Após a celebração. o Centro Mariápolis recebeu os convidados para o almoço.
Os Focolarinos Sacerdotes
Por ser uma Obra predominamente laical, não é comum que focolarinos sejam ordenados presbíteros. "Quando existe uma necessidade do Movimento para a realização de suas finalidades, visando o 'que todos sejam um', a serviço da própria Obra de Maria e da Igreja, é pedido a um focolarino que estiver de acordo, para que faça o caminho ao sacerdócio. No mundo nem 10% dos focolarinos consagrados são presbíteros. Geralmente padres diocesanos, se tornam 'sacerdotes focolarinos', não ao contrário˜, afirma Fabiano Segato, consagrado do Movimento e um dos responsáveis dos itinerários formativos da Mariápolis Ginetta.
A Primeira Missa
A primeira missa presidida por padre Edson, foi realizada na Igreja de Jesus Eucaristia, no domingo, 7. Diversos padres estiveram presentes e na ocasião, concelebraram.