Obra Social ligada ao Movimento dos Focolares, através de gestos concretos, transforma a vida de centenas de crianças e adolescentes apontando que um Mundo Unido é possível
Ronnaldh Oliveira
Da Redação
A Obra de Maria no Brasil tem nesse ano muitos motivos para celebrar. Além dos 50 anos da Mariápolis Ginetta em Vargem Grande Paulista (SP), o Movimento festeja as bodas de ouro da manifestação concreta da unidade entre os mais vulneráveis: A SMF Focolari.
Com o apoio de colaboradores nacionais e internacionais, a SMF, Sociedade Movimento dos Focolari, promove a 50 anos o fortalecimento comunitário e o acesso a direitos e garantia de proteção especialmente às crianças, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Atendendo as necessidades da comunidade, organizando e desenvolvendo ações socioassistenciais, numa dinâmica própria, segue inteiramente ligada aos princípios da fraternidade e do cuidado, que constituem a proposta e a base do seu empenho social.
A Missão
A Sociedade Movimento dos Focolari tem como missão colaborar para a diminuição das desigualdades sociais, combatendo tanto as vulnerabilidades relacionais quanto materiais, a fim de promover uma sociedade mais unida, justa e fraterna.
No ano jubilar
Neste ano jubilar são desenvolvidas atividades socioeducativas, recreativas, esportivas, artísticas e culturais para cerca de 260 crianças e adolescentes em dois centros de convivência, atingindo regularmente em torno de 100 famílias na cidade de Vargem Grande Paulista, na Grande São Paulo, e na comunidade quilombola no município de São Roque. Também são desenvolvidos projetos para a juventude no campo do voluntariado internacional, formação de lideranças e inserção no mercado de trabalho, atingindo anualmente uma centena de jovens.
Os frutos colhidos
O jornalismo Rádio Fontes conversou com o diretor executivo da instituição, Sérgio Previdi que partilhou ter vários frutos colhidos ao longo dos 50 anos citando o exemplo de um menino do bairro Quilombola do Carmo em São Roque. “Ele entrou para o projeto da SMFocolari, recebeu cuidado e com isto foi lhe proporcionado a promoção humana, conseguindo assim estudar e hoje é vice diretor de uma Escola na cidade de Vargem Grande Paulista”.
Recordou também de uma adolescente que recebeu o mesmo cuidado institucional, mas no Centro Social do Jardim Margarida em Vargem Grande Paulista através do Projeto ‘Geração de Futuro’. “Hoje ela trabalha na Padaria Espiga Dourada e frequenta um curso dentro do mesmo centro social no Jardim Margarida oferecido pelo SENAI. Diante das vulnerabilidades que tinha, foi lhe devolvida a dignidade humana”, relata.
A Abertura constante ao diálogo
Previdi apontou o segredo da Instituição: O Diálogo. “Uma descoberta para atualizarmos a SMFocolari para as novas gerações foi o Diálogo, através dele aproximamos mais da verdade que é a grande sede do jovem de hoje, além da transparência e a concretização da missão da SMFocolari que nos tem permitido que os jovens enxerguem que através de atos concretos é possível um mundo Unido.