Representantes Juvenis da Obra de Maria se reúnem para tratar de GenFest
Juventudes na Obra
Publicado em 26/09/2022

Escuta, diálogo e protagonismo foram os objetivos que fizeram da reunião virtual com os coordenadores juvenis do Movimento dos Focolares, exporem suas motivações para o GenFest 2024

 

Ronnaldh Oliveira
Da Redação

 

No último domingo, 26 os coordenadores dos setores juvenis da Obra de Maria no Brasil se reuniram de forma virtual para além da partilha e fraternidade, conhecerem o percurso histórico do GenFest 2024 que será realizado em Aparecida (SP).

O GenFest

O Genfest é um encontro de jovens promovido pelo Movimento Gen (Geração Nova) e Jovens por um Mundo Unido (JPMU); ambos setor juvenil do Movimento dos Focolares. Este evento se propõe, mostrar ao mundo que a fraternidade universal, um mundo unido, é um ideal pelo qual vale a pena viver. Ao longo dos anos, o Genfest se tornou um grande festival de ideias, pensamentos e ações que inspiram milhares de jovens a mudar sua vida, seu futuro e, finalmente, o mundo

Sua Proposta

Uma proposta para nos colocar em movimento com a certeza de que cada pessoa é protagonista de sua própria história e da História e que pode influenciar as mudanças das grandes aflições do nosso mundo contemporâneo.

A fundadora do Movimento dos Focolares, Chiara Lubich, definiu-o como “uma cascata de Deus”, da qual a fonte é a mesma centelha inspiradora do Movimento dos Focolares: a descoberta e a experiência da presença e ação de Deus-Amor no cotidiano das nossas vidas.

A Reunião

A Reunião que contou com mais de duas horas de duração, intensificou o diálogo para o protagonismo e a construção coletiva a partir dos jovens. A focolarina referencial para a formação das comissões do GenFest, Angela Silva, residente em Maceió (AL), coletou sugestões, propostas e possíveis ações a partir dos representantes de cada realidade como Movimento Paroquial, GenRe (Geração Nova de Religiosos e Consagrados), Gen’s (Geração Nova Sacerdotal) e Gen (Geração Nova).

Na ocasião, Angela sugeriu que os representantes participassem das comissões do Evento, fazendo assim, a experiência de pensar e construir a “alma” do GenFest. Provocados a colaborarem na sugestão de possíveis temáticas a serem abordadas no encontro, pensaram em como envolver os jovens na construção do percurso, durante e no pós GenFest. As expectativas e anseios também foram citados. A ideia é que cada coordenador consulte os jovens das bases para que dessa forma possam construir as respostas na coletividade.

 

 

Comentários